Projeto Chapecó 2030 - Esporte e Lazer
Introdução
O município de Chapecó começou a aprimorar as atividades de esporte e lazer com a contratação de profissionais – professores e atletas – que trouxeram o conhecimento, uma visão pedagógica e novas modalidades esportivas. Até então as competições eram muito restritas as comunidades e equipes amadoras com modalidades como futebol e bocha. A partir dos anos da década de 1970, com a primeira realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina, amplia-se a construção de infraestrutura. Nos anos da década de 1980, Chapecó se destacou com equipes de rendimento no Vôlei e Handebol na liga nacional e na década seguinte com o Futsal masculino e feminino mantido até hoje. No final da década de 1990 a Prefeitura passou a repassar recursos via convênio para clubes e equipes de rendimento, enquanto o esporte de participação tem se desenvolvido por iniciativas comunitárias, clubes e empresas. E na última década o paradesporto se destacou no município com o primeiro parajasc em 2005.
Síntese do Diagnóstico
Demandas Reprimidas:
Essas condicionantes apontam para a discussão e implantação de Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Esporte e Lazer que contemple os quatro grandes segmentos: Escolar, a base para a formação do indivíduo a partir do cotidiano da escola (crianças e adolescentes); Comunitário Participação, a maior abrangência, a maior rede de espaços e o maior número de praticantes amadores (Jovens, Adultos e Idosos); Rendimento, a expressão do sucesso e dos resultados em competições federadas; e Paradesporto, o de maior impacto na inclusão social.
Definição de calendário de eventos esportivos e de lazer do município e diagnóstico de todos os espaços de esporte e lazer do município (Públicos, Comunitários e Privados). A construção de parques públicos, praças e espaços verdes para contemplar as principais demandas de lazer. Ginásios, piscinas públicas e olímpica, ciclovia e adequação dos espaços comunitários.
Fragilidades:
As fragilidades começam pela inexistência de um Sistema Municipal de Esporte e Lazer adequado às legislações federal e estadual com: Uma Secretaria ou Fundação e sua equipe técnica profissional e quadro de pessoal permanente, para exercer a função executiva; Um Conselho Municipal paritário, representativo e atuante, deliberativo e fiscalizador; Uma Junta Desportiva para casos da Justiça Desportiva e um Fundo Municipal de Esporte e Lazer para a questão financeira. Essa condição reflete na falta de planejamento de médio e de longo prazo baseado na legislação, orçamento e gestão profissional e a partir das necessidades e potencialidades da população.
Outra condição de fragilidade está na formação dos profissionais de Educação Física que, embora em maior número, saem muito crus das universidades, mesmo com estágios durante a graduação. Por sua vez, a infraestrutura, embora diversificada, tem seus limites quanto à construção de novos espaços, à manutenção e a utilização adequada, além de não se saber exatamente quantos existem.
Potencialidades:
A maior potencialidade de Chapecó está no perfil da sua população. Qualquer iniciativa mais consistente encontra inúmeros atletas que se destacam rapidamente em diferentes cenários nacionais e até internacionais. Mas todo início começa pela atividade de base a partir da escola e das escolinhas de iniciação. Na formação de profissionais o destaque é o crescente número de egressos da Educação Física e de áreas como Saúde e Educação que contribuem diretamente na formação dos atletas e cidadãos. Comparativamente às décadas passadas a infraestrutura oferece centenas de espaços para práticas das mais variadas modalidades ao mesmo tempo em que exigem manutenção, gestão e utilização adequada.
Na comunicação o destaca está na grande quantidade de veículos de imprensa e inúmeros programas e espaços esportivos, embora haja uma prioridade excessiva ao futebol. Assim como, possui um bom potencial econômico que gera renda e tributos ao município, que se somado a uma legislação esportiva e de lazer adequada pode ser acrescido com recursos Federais, Estaduais e de grandes patrocinadores. O Paradesporto e o Parajasc pode ser considerado um evento inovador embora já exista há mais tempo em outros Estados.
Projetos Inovadores
- Política de inclusão de crianças e jovens, na prática esportiva e de lazer;
- Parques e praças municipais e ciclovias;
- Despartidarização da gestão Municipal de Esporte e Lazer;
- Centro de Treinamento regional para formação de atletas com a participação de universidades e patrocinadores;
- Plano de carreira para formação de quadro de pessoal especializado;
- Programa de atuação e gestão do ensino em Esporte e Lazer a partir do ensino fundamental.
Indicação de Prioridades
- Criar o Conselho Municipal de Esportes;
- Realizar diagnóstico de todas as instalações Público/Privada;
- Construir/revitalizar parques, praças, espaços verdes públicos e ciclovias.
Indicadores
- Percentual de praticantes por faixa e gênero;
- Número de modalidades em atividade na cidade;
- Quantidade de estrutura física disponível;
- Número de entidades promotoras de ações no segmento;
- Número de profissionais envolvidos;
- Identificar alterações no uso dos sistemas de educação, saúde e segurança pública;
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
- Índice de Área Verde por habitante (IAV).