Img 20220821 wa0009

Neste último domingo 21 de agosto, a Sociedade Amigos de Chapecó-SACH participou do 7º Desfile Bate Casco em Homenagem aos 105 anos de Chapecó.

 

A trajetória de muitas famílias migrantes do Rio Grande do Sul, que faz parte da real origem do nosso munícipio, iniciado pelo Distrito de Marechal Bormann e chegando a Chapecó, tornando potência do “Agronegócio”, sendo um modelo para o mundo. E a SACH tem orgulho de fazer parte desta história e parabeniza a todos.

 

No início do século passado, e final do século XIX imigrantes gaúchos trouxeram os costumes que garantiram o “Esteio” do nosso movimento “Bate Casco”, para nossa cidade, e com eles trouxeram seus modos de vida e costumes próprios da cultura gaúcha:

- O café tropeiro “na brasa”;

- O fogo de chão;

- A roda de chimarrão;

- O churrasco de fogo de chão “Costelão”;

- As mulas, as éguas, os cavalos, as montarias, tão especiais do Gaúcho Campeiro.

 

Neste dia, Luiz Augusto Gemelli Presidente da SACH, agradeceu aos presentes, em especial aos Gaúchos e Gaúchas de todos os Rincões do Nosso Brasil. Agradeceu ao Prefeito Municipal de Chapecó, João Rodrigues e ao Presidente da Colenda Câmara de Vereadores de Chapecó Vereador Adão Teodoro (cavalariano). Também agradeceu a presença de todos os Nobres Vereadores de Chapecó e dos demais Municípios que prestigiam o Desfile Bate Casco.

 

Gemelli, também agradeceu a presença do Comandante da 4ª Região da Polícia Militar de SC – Coronel Luiz Hack (Cavalariano) em especial, a “Força Policial” e “Amiga”, que promove a segurança e o bem estar das nossas comunidades. Bem como, ao extensivo e especial agradecimento ao comandante do 2º Batalhão PMSC Coronel Ademir Bacarrollo (Cavalariano) e ao Patrão do “Bate Casco” - Leno (Cavaleiro).

 

A sinfonia do “Bate Casco” em montaria com o Peão Cavalariano e a Amazonas, formam a “Ala Gaúcha”. A mesma Alma que forjam o espírito que construiu a terra Condá, a nossa querida Chapecó.

 

Esta é a essência do nosso movimento Baste Casco e que hoje presta um tributo aos 105 anos Emancipação Política e Administrativa de Chapecó.

 

Vida longa para Chapecó!

 

 

 

Fonte: Sociedade Amigos de Chapecó - SACH

COMENTAR

0 Comentário(s)